2012

A Secção Comercial da Embaixada da África doSul, em Portugal, organizou uma visita de  negócios ao Norte de Portugal

 

7-8 de Junho de 2012

 

A visita inseriu-se na estratégia da Embaixada de promover a diplomacia económica através de contactos com os municípios possuidores de projectos e infraestruturas inovadores com sucesso que contribuem para melhorar o ambiente e a qualidade de vida das populações bem como para criar emprego. A Embaixada tem vindo a estabelecer contactos com parceiros relevantes, tendo em vista a possibibilidade futura de estabelecer joint ventures com municípios e companhias sul-africanas  e promover a permuta de aptidões e investimentos entre os dois países.

 

O Cônsul Honorário da África do Sul no Porto, Sr. António Schneider, o Primeiro Secretário do Comércio e Turismo, Sr. N. Sifuba e a Assistente Comercial, Sra. Rodrigues, foram calorosamente recebidos pelo Sr. Mário Montemanha, Vereador para as Relações Internacionais da Câmara Municipal de Gaia, um dos maiores municípios do país. Durante os últimos 14 anos, a Câmara de Gaia desenvolveu e pôs a funcionar uma estrutura eficiente de tratamento de resíduos.  A delegação sul-africana visitou dois projectos de tecnologia de ponta de tratamento de resíduos sólidos (Suldouro) e tratamento de águas de esgoto (ETAR Gaia Litoral), utilizados na reciclagem e produção de energia.

  

 Visita a Suldouro

 

Visita a Etar Litoral

 

Município da Maia

 

A delegação sul-africana visitou também a Câmara Municipal da Maia onde foi recebida pelo Sr. Paulo Ramalho, Vereador para a Relações Internacionais e Sr. Paulo Vilarinho, Director das Relações Internacionais da Câmara. As mais importantes companhias portuguesas, como a Sonae, Efacec e Frulact (todas elas investidoras na África do Sul) estão sediadas no município da Maia que detém igualmente um dos mais sofisticados parques científicos e tecnológicos (Tecmaia) do país.

 

Durante os últimos 20 anos, o município da Maia desenvolveu e pôs a funcionar uma estrutura eficiente de tratamento de resíduos.  A delegação da embaixada sul-africana visitou dois projectos de resíduos sólidos (LIPOR I&II) e tratamento de águas de esgoto (Parada), utilizados na reciclagem, incineração e produção de energia.

 

     

Delegação sul-africana na LIPOR

 

1ª Conferência de Joalharia Ibérica

 

A Embaixada aproveitou a visita ao norte do país para assistir à 1ª Conferência de Joalharia Ibérica que se realizou em Viana do Castelo. Foi uma oportunidade excelente para contactar os mais importantes intervenientes no sector (produtores, designers e consultores) e colher informações actualizadas sobre o progresso no sector de internacionalização, particularmente para o mercado sul-africano.

 

O evento foi organizado pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Sr. José Maria Costa, que apresentou os membros da embaixada sul-africana. Estiveram presentes representantes da Associação de Joalharia do Norte e Sul do país bem como académicos da Universidade do Minho (instituição envolvida em I&D para o sector de joalharia), um representante do Conselho Mundial de Ouro e membros da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

 


 Presidente da Câmara de Viana do Castelo,  Mr. José Maria Costa, proferindo o discurso de abertura

 

Delegação da Embaixada da África do Sul