Como Pedir um Visto

NO FINAL DESTA PÁGINA PODE CONSULTAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADA VISTO E OBTER OS RESPECTIVOS FORMULÁRIOS

Todos os países têm o direito soberano de decidir quem pode ou não entrar no seu território nacional.  A posse de um visto não garante a entrada automática na República da África do Sul.  Apenas o autoriza a seguir para a África do Sul e a apresentar-se a um oficial de imigração num ponto de entrada, o qual irá avaliar se cumpre ou não os requisitos de entrada constantes na lei.

A finalidade de um visto é, por um lado, assegurar um rastreio que permita impedir a entrada no país de pessoas indesejadas e, por outro lado, facilitar a entrada nos pontos de entrada na África do Sul das pessoas aprovadas.  Os vistos fornecem aos oficiais de imigração a informação necessária para assegurar que as pessoas entram para o fim e período correctos na República da África do Sul.

Os cidadãos portugueses a viajar com passaportes portugueses não necessitam de visto se a visita à África do Sul for por 90 dias ou menos.  Quaisquer perguntas relacionadas com vistos devem ser dirigidas à Secção Consular da Embaixada da África do Sul em Lisboa ou ao Cônsul Honorário no Funchal ou Porto.

Os vistos são emitidos pelas missões diplomáticas sul-africanas no estrangeiro e têm de ser afixados no passaporte antes da partida para o país.  Não são emitidos vistos à chegada aos pontos de entrada na África do Sul.  Será recusada a entrada a pessoas sem visto, as quais serão deportadas para o seu país de origem.

Para saber se necessita de um visto e/ou pagar as tarifas exigidas, deve consultar a lista de países isentos de controlo de visto.

NOTAS IMPORTANTES PARA O PEDIDO DE VISTO NA EMBAIXADA DA ÁFRICA DO SUL EM LISBOA:

  • Não serão aceites formulários com preenchimento incompleto.  Assegure-se de que toda a informação solicitada foi preenchida e que apresenta dos os documentos necessários.
  • Os formulários devem ser preenchidos com caneta preta e letra legível.
  • Toda a informação fornecida pelo requerente deve estar de acordo com os documentos apresentados (ie, nome e apelido de acordo com o passaporte).
  • Os requerentes têm de apresentar os seu pedido de visto em pessoa na Embaixada da África do Sul em Lisboa e assinar os formulários na presença de um funcionário da Embaixada.
  • Todos os documentos em língua estrangeira têm de ser traduzidos para inglês.
  • Todos os documentos emitidos por países que não a África do Sul ou Portugal têm de ser certificados por meio de uma Apostilha ou - se o país não for signatário da Convenção de Haia - pelo Representante Diplomático em Portugal, devidamente acreditado junto do Ministério português dos Negócios Estrangeiros.
  • Existe uma cabine fotográfica na Embaixada on podem ser tiradas fotografias tipo passaporte (4 fotos = 5 euros, pagável apenas em moedas).
  • Todos os documentos, cartas e contratos de trabalho têm de estar assinados e carimbados.
  • Só são aceites documentos originais.  Os originais devem vir acompanhados da respectiva fotocópia.
  • O atendimento ao público para o pedido de vistos na Embaixada da África do Sul em Lisboa está aberto de segunda a sexta, das 8H30 às 11H00.
  • O tempo médio de processamento de um visto é de 10 dias úteis.
  • Ao apresentar documentos pendentes ou adicionais, a contagem do período de processamento de 10 dias úteis irá recomeçar. 

TIPOS DE VISTO E DOCUMENTOS / FORMULÁRIOS NECESSÁRIOS:

1. VISTOR'S VISA FOR NATIONALS OF NON-EXEMPT COUNTRIES

2. VISITOR'S VISA FOR MORE THAN 90 DAYS

3. SHORT-TERM WORK VISA (UP TO 90 DAYS)

4. SHORT-TERM WORK VISA - FILM INDUSTRY

5. DOCUMENTS REQUIRED FOR ALL VISAS OVER 90 DAYS

6. INTRA-COMPANY VISA

7. CRITICAL SKILLS WORK VISA

8. RELATIVES VISA

9. STUDY VISA

10. RETIRED PERSON VISA

11. MEDICAL VISA

12. VISA TO RESIDE WITH SPOUSE AND WORK

13. GENERAL WORK VISA

14. EXCHANGE VISA

15. BUSINESS VISA

16. RESEARCH VISA

17. CORPORATE VISA

18. FORM DHA-84

19. FORM DHA-1738 e-version

20. FORM - Medical and Radiological