2012

A África do Sul comemorou o seu Dia Nacional no dia 27de Abril de 2012, ano em que a democracia sul-africana atingiu a sua maioridade com a celebração do seu 18º aniversário..

 

Como é tradição, a residência oficial na Lapa abriu as suas portas aos amigos da África do Sul, membros da comunidade sul-africana em Portugal, inúmeros convidados e ilustres membros do Governo Português e do Corpo Diplomático acreditado em Portugal  bem como dos vários sectores da vida política, cultural e social no país.

 

Discursando na ocasião, a Embaixadora Keitumetse Matthews referiu-se ao tema das celebrações desse ano do Dia da Liberdade, “Trabalhando Juntos para Construir Unidade e Prosperidade”, recordando o caminho já percorrido para vencer muitos desafios sócio-económicos e alcançar uma África do Sul verdadeiramente não-racial, não-sexista, livre e democrática.

 

Em homenagem à grande comunidade indiana na África do Sul, os convidados tiveram a oportunidade de saborear diversos pratos típicos indianos, além da tradicional gastronomia de outros grupos representativos da grande diversidade cultural do país.

 

O dia ameno e ensolarado permitiu a todos os convidados desfrutar do belo jardim da residência oficial bem como da sua excelente vista para o Rio Tejo.

 
             A Embaixadora Keitumetse Mathews recebendo os cumprimentos do ex- Ministro dos Negócios Estrangeiros,  Luis Amado


 
    A Embaixadora Keitumetse Mathews, na despedida oficial dos Cônsules Honorários, Sr. António Schneider (Porto) e Sr.Peter Booth (Funchal)


 

A Embaixadora Keitumetse Mathews e um grupo de diplomatas sul-africanos envergando trajes tradicionais