Discursos e Declarações

 

A Embaixadora da África do Sul, Sra. Keitsumetse Matthews, proferiu uma palestra na Universidade Lusófona, em Lisboa, no dia 22 de Maio de 2013, por ocasião da Comemoração da fundação da Organização da Unidade Africa – União Africana.

A Embaixadora sul-africana recebeu a honra da presença do Reitor da Universidade, Dr. Mário Moutinho, e da Directora das Relações Internacionais, Dra. Teresa Damásio, entre outros funcionários de relevo e académicos.

A troca de ideias foi esclarecedora uma vez que pôs os académicos e estudantes, em particular, em contacto com as complexidades políticas, sociais e cconómicas da União Africana e da África do Sul. No final da palestra que cativou o interesse dos estudantes, a Embaixadora respondeu prazeirosamente às suas questões.

É a seguinte a sinopse da palestra:

Cinco décadas após a formação da OAU, a África está numa curva ascendente – em termos politicos, económicos, culturais, sociais e demográficos. Há optimismo em todas as areas de empreendimento humano. O continente tem ainda muitos desafios pela frente mas sente a necessidade de utilizar o 50º Aniversário da formação da OUA-UA como uma oportunidade para renovar a sua missão através do Panafricanismo e do Renascimento Africano. A União Africana posicionou-se como um actor continental e global. Desempenha um papel importante tanto na moldagem e determinação do futuro da África como na busca de soluções africanas para problemas africanos.

Após anos de isolamento, devido ao apartheid, em 1994, a África do Sul regressou ao grupo da OUA e desempenhou um papel relevante na criação da União Africana, em 2002. Continua a desempenhar um papel importante no fortalecimento da capacidade e acção da África na prevenção, gestão e resolução  de conflitos e na governação. 


A Sra. Embaixadora da África do Sul com a Dra. Teresa Damásio, Directora de Relações Internacionais da Universidade Lusófona

 Reitor da Universidade Lusófona, Dr. Mário Moutinho, ladeado à deireita pela Embaixadora sul-

africana e o Primeiro Secretário Rudolph Stroebel, e à esquerda pela Dra. Teresa Damásio

 A Embaixadora Matthews com um grupo de estudantes da universidade