Como Pedir um Visto para a África do Sul
NO FINAL DESTA PÁGINA PODE CONSULTAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CADA VISTO E OBTER OS RESPECTIVOS FORMULÁRIOS
Todos os países têm o direito soberano de decidir quem pode ou não entrar no seu território nacional. A posse de um visto não garante a entrada automática na República da África do Sul. Apenas o autoriza a seguir para a África do Sul e a apresentar-se a um oficial de imigração num ponto de entrada, o qual irá avaliar se cumpre ou não os requisitos de entrada constantes na lei.
A finalidade de um visto é, por um lado, assegurar um rastreio que permita impedir a entrada no país de pessoas indesejadas e, por outro lado, facilitar a entrada nos pontos de entrada na África do Sul das pessoas aprovadas. Os vistos fornecem aos oficiais de imigração a informação necessária para assegurar que as pessoas entram para o fim e período correctos na República da África do Sul.
Os cidadãos portugueses a viajar com passaportes portugueses não necessitam de visto se a visita à África do Sul for por 90 dias ou menos. Quaisquer perguntas relacionadas com vistos devem ser dirigidas à Secção Consular da Embaixada da África do Sul em Lisboa ou ao Cônsul Honorário no Funchal ou Porto.
Os vistos são emitidos pelas missões diplomáticas sul-africanas no estrangeiro e têm de ser afixados no passaporte antes da partida para o país. Não são emitidos vistos à chegada aos pontos de entrada na África do Sul. Será recusada a entrada a pessoas sem visto, as quais serão deportadas para o seu país de origem.
Para saber se necessita de um visto e/ou pagar as tarifas exigidas, deve consultar a lista de países isentos de controlo de visto.
O horário para entrega de documentos é de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 11:00 (excepto feriados)
AVISO
1) A Embaixada não fornece serviços de fotocópias, impressão ou fax aos candidatos e / ou clientes.
Os requerentes devem garantir que têm em sua posse fotocópias / impressões juntamente com documentos pessoais e originais, e.g., passaportes, documentos de identidade, certificados, etc.
NOTAS IMPORTANTES PARA O PEDIDO DE VISTO NA EMBAIXADA DA ÁFRICA DO SUL EM LISBOA:
- Não serão aceites formulários com preenchimento incompleto. Assegure-se de que toda a informação solicitada foi preenchida e que apresenta dos os documentos necessários.
- Os formulários devem ser preenchidos com caneta preta e letra legível.
- Toda a informação fornecida pelo requerente deve estar de acordo com os documentos apresentados (ie, nome e apelido de acordo com o passaporte).
- Os requerentes têm de apresentar os seu pedido de visto em pessoa na Embaixada da África do Sul em Lisboa e assinar os formulários na presença de um funcionário da Embaixada.
- Todos os documentos em língua estrangeira têm de ser traduzidos para inglês.
- Todos os documentos emitidos por países que não a África do Sul ou Portugal têm de ser certificados por meio de uma Apostilha ou - se o país não for signatário da Convenção de Haia - pelo Representante Diplomático em Portugal, devidamente acreditado junto do Ministério português dos Negócios Estrangeiros.
- Existe uma cabine fotográfica na Embaixada on podem ser tiradas fotografias tipo passaporte (4 fotos = 5 euros, pagável apenas em moedas).
- Todos os documentos, cartas e contratos de trabalho têm de estar assinados e carimbados.
- Só são aceites documentos originais. Os originais devem vir acompanhados da respectiva fotocópia.
- O atendimento ao público para o pedido de vistos na Embaixada da África do Sul em Lisboa está aberto de segunda a sexta, das 8H30 às 11H00.
- O tempo médio de processamento de um visto é de 10 dias úteis.
TIPOS DE VISTO E DOCUMENTOS / FORMULÁRIOS NECESSÁRIOS: